sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Peritos e avaliações

Uma das tarefas mais executadas pelos peritos é a avaliação monetária de bens, tanto os materiais quanto os intangíveis, como marcas, logomarcas e patentes.
A avaliação pode ter várias finalidades, tais como venda, obter garantia bancária, fazer uma partilha, obter valor mínimo para leilão, fornecer valores para a contabilidade empresarial, determinar a quantia a ser paga por uma desapropriação ou servidão, ou ainda ressarcir prejuízos.
Além disso, a avaliação também pode determinar valores locativos.
Diversos conceitos devem ser conhecidos para uma correta avaliação, e ainda conforme a finalidade desta. Ainda deve-se conhecer as normas técnicas que orientam os procedimentos para que a avaliação seja estatisticamente aceita.
A avaliação de imóveis pode ser feita através de diversos métodos, como o comparativo de dados de mercado, o do custo de reprodução de benfeitorias, o da renda e o involutivo, conforme o caso. 
O comparativo de dados de mercado usualmente é utilizado para a determinação do valor do terreno, ao passo que o do custo de reprodução de benfeitorias para a determinação do valor da construção.
O método da renda é aquele que determina o valor de um imóvel em função de seu potencial de geração de renda, ou vice-versa, ou seja, a determinação do valor locativo em função do valor de mercado.
Um tipo de avaliação especial é a chamada medição de obra, na qual é feita uma quantificação do estágio de uma determinada obra para que o banco libere uma parcela do financiamento.
Para a avaliação de valores locativos também se pode utilizar além do da renda, o método comparativo. Ainda existem metodologias específicas para determinação de aluguéis para alguns ramos de atividades, como o método da galonagem para postos de gasolina e o método da bilheteria ou participação para salas de cinema.  
Para máquinas e equipamentos também pode-se utilizar o método comparativo de dados de mercado, assim como avaliar através da depreciação do valor original do bem. Diversos fatores devem ser levados em conta, como coeficiente de manutenção, coeficiente de trabalho, fator de sucata ou residual e fator obsolescência. Deve-se saber quais são as principais características formadoras de preço em cada tipo de equipamento.
Para veículos terrestres, deve-se considerar a quilometragem, o ano modelo e o estado de conservação entre outros. Conhecimentos específicos deve ter o perito que pretende avaliar embarcações e aeronaves, sendo que para estas últimas deve-se ter experiência com análise de bluebooks.
Mais informações sobre avaliações serão dadas em futuros posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário